sábado, 1 de fevereiro de 2014

Um pouco da história de Padre Bernardo

O diferencial este ano é que junto ao aniversario de Padre Bernardo também foi comemorada a Festa do Divino Espirito Santo, que é um festejo tradicional que completa nesse ano 80 anos de historia. A base de toda a criação da nossa cidade foi a Capela do Divino Espirito Santo, que foi idealizada pelo Padre Bernardo Stockler e erguida por fazendeiros da região.

Stockler era o vigário da época que percorria as fazendas locais, celebrando batizados e casamentos. Sua dedicação e fé foram o marco central para a instalação e crescimento do povoado. A partir de 1933, romeiros provenientes da região do Vão dos Angicos, no Município de Luziânia, começaram a se dirigir todos os anos durante o mês de julho para rezarem na capela, e com os anos essa peregrinação se tornou a Festa do Divino.

O padre Bernardo Stockler faleceu em 8 de julho de 1955, na Fazenda Água Fria. O corpo foi sepultado no povoado e, anos depois, transferido para nicho cavado na Igreja Matriz de Luziânia. O nome de Padre Bernardo foi, de fato, oficializado por lei em 22 de novembro de 1955 e o povoado foi elevado à condição de município em 1963, mas a instalação só ocorreu em 9 de maio de 1964.