quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Caminhada em combate ao abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes


A secretaria Municipal de Assistência Social, na pessoa da secretária Poliana Martins, realizou na manhã de sexta–feira, dia 17 de maio, uma caminhada para enfatizar a data de18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A caminhada teve início em frente ao CAT – Centro de Apoio ao Turista, seguindo a até a Praça Central. O evento contou com o apoio das equipes do CRAS, CREAS, ProJovem adolescente, Projeto Manain e Conselho Tutelar.
O objetivo da caminhada é mobilizar a população bernardense e encoraja-la a denunciar situações de violência sexual. Criando assim, possibilidades e incentivos para implantação de ações de políticas públicas capazes de combater a impunidade e de proteger as crianças e adolescentes, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente.
O dia Nacional de Combate
A data para a luta foi instituída pela Lei Federal Nº. 9970/00, e foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória -ES, um crime bárbaro chocou todo o País, ficando conhecido como o “Crime Araceli” - nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, deformada pelo uso de ácido, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu.